Especialidades

O Vet Diagnosis possui uma grande quantidade de especialidades, oferecendo ao seu animal atendimento de ponta. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

Cardiologia Veterinária


A cardiologia veterinária é uma área que vem crescendo anualmente, já que os nossos pacientes estão vivendo por mais tempo. Consequentemente, pacientes mais velhos tem mais chances de apresentar problemas cardíacos. Entretanto, pacientes novos também podem apresentar, mas com menos frequência. Sintomas como tosse, cansaço com facilidade, desmaio, dificuldade respiratória, língua pálida ou arroxeada podem ser observados em paciente cardiopatas. O Vet Diagnosis acompanhou essa evolução e hoje, a cardiologia se tornou nosso carro chefe das especialidades, proporcionando aparelhos de alta qualidade e tecnologia para melhor diagnosticar nossos pacientes. Nossas cardiologistas têm como objetivo tratar dos problemas cardíacos com todo amor, carinho, segurança e responsabilidade promovendo assim uma melhor qualidade e expectativa de vida para os nossos pets. Nossa consulta cardiológica inclui o eletrocardiograma e aferição da pressão arterial já auxiliando ou descartando possíveis diagnósticos. Dependendo das circunstâncias, às vezes, é necessário a realização de exames complementares como o ecodopplercardiograma e/ou radiografia de tórax para maiores esclarecimentos. Nossa equipe é altamente qualificada e está sempre preparada para atender e orientar com toda ética e segurança os problemas cardíacos que porventura os nossos pacientes possam vir a apresentar.

Dermatologia


A pele é o maior órgão do corpo que não representa apenas uma barreira física estática, e sim um complexo de células, tecidos e estruturas que interagem de forma dinâmica, mediando diversas funções. E por isso é importante que seja bem cuidada já que doenças de pele podem causar sofrimento aos animais e proprietários pela angústia e estresse.

A dermatologia tem como objetivo o diagnóstico e tratamento das doenças de pele, sendo essas patologias muito frequentes na medicina veterinária. Elas podem ser de origem alérgicas, fúngicas, bacterianas, parasitárias, genéticas ou hormonais. Com sintomatologias muito semelhantes, muitas vezes, somente um profissional especialista poderá obter o diagnóstico correto e o tratamento adequado. Nessa especialidade, exames complementares muitas vezes são necessários para a confirmação do diagnóstico correto, uma vez que muitas doenças sistêmicas possuem manifestações cutâneas.

A dermatologia veterinária é uma das especialidades de maior crescimento, pois as doenças de pele constituem as maiores causas de atendimento clínico de pequenos animais em todo mundo.

Um diagnóstico correto é a base para um tratamento de sucesso.

Endocrinologia


A endocrinologia é uma especialidade focada nas doenças relacionadas aos muitos hormônios e glândulas presentes no corpo dos cães e gatos. Tireóide, hipófise, adrenais, ovários, testículos e pâncreas endócrino são algumas regiões para as quais a endocrinologia veterinária tem seu foco direcionado, buscando soluções para os problemas que envolvem desde o excesso de secreções e a obesidade até doenças em função da deficiência na produção hormonal, como a diabetes e o hipotireoidismo.

Cada vez mais, doenças endócrinas vêm sendo diagnosticadas na medicina veterinária. De alta complexidade no diagnóstico e tratamento, um profissional especialista nessa área se torna imprescindível para o sucesso e recuperação do paciente. As manifestações clínicas podem ser percebidas em lesões cutâneas ou de ouvido, fertilidade, desenvolvimento, perda de peso ou obesidade, dentre outras. A obesidade vem acometendo cada vez mais os animais de estimação e muitas vezes estão relacionadas a doenças hormonais como o hiperadrenocorticismo e o hipotiroidismo.

O endocrinologista é o especialista mais capacitado para o diagnóstico e tratamento dessas enfermidades.

Oftalmologia


A oftalmologia veterinária vem se desenvolvendo continuamente, acompanhando a evolução da oftalmologia humana, com o aumento da expectativa de vida dos cães e gatos, que essa especialidade se insere de forma indispensável, pois o especialista nessa área é o profissional que tem mais condições de realizar um exame completo como aferição da pressão ocular ( tonometria), teste de Schinmer (para medir a produção lacrimal), teste de fluoresceína ( para verificar lesões da córnea) e exames de fundo de olho.

Os animais com doença oftálmica necessitam de uma intervenção rápida e correta com o objetivo de diminuir a dor, impedir automutilação, controlar a pressão intra-ocular, combater as infecções e preservar a visão. Sempre é muito importante que o proprietário esteja atento aos sinais de doenças oculares como o olho vermelho, lacrimejamento excessivo, secreção e coceira nos olhos ou dificuldade de enxergar.

Oncologia


É a especialidade que visa diagnosticar e tratar os tumores, sendo eles malignos ou benignos. Com o aumento na idade dos animais de estimação, a oncologia vem crescendo muito na medicina veterinária, pois cada vez mais os animais sofrem dessa enfermidade.

Como a doença será tratada é uma escolha do oncologista veterinário. Na maior parte das vezes o tratamento é cirúrgico, e em alguns casos é feita uma associação de cirurgia com tratamento quimioterápico e /ou outras terapias, visando controle da doença e uma maior sobrevida. Os cães são os animais que apresentam tumores com maior frequência, sendo seguidos por nós e pelos gatos. Portanto como o câncer em pets é uma preocupação constante, consultas rotineiras ao médico veterinário são importantes para o diagnóstico e encaminhamento precoce para o especialista em oncologia, para assim determinar o melhor tratamento, aumentando a possibilidade de cura ou maior tempo de sobrevida.

Animais silvestres


A medicina veterinária está em constante evolução, e hoje os animais silvestres e exóticos como pássaros, repteis, mamíferos e outros, são criados como animais domésticos, porém são muito diferentes dos cães e gatos. Precisam de alimentação, cuidados especiais e de um atendimento médico diferenciado e especializado.

Para aumentar as chances de sobrevivência na natureza, os animais silvestres escondem os sintomas quando estão doentes. Quando algum sintoma é percebido, já podem estar bem debilitados. Por isso, a qualquer sinal de problema procure um profissional especialista o mais rápido possível.

O médico veterinário especialista em animais silvestre pode fornecer as informações básicas em relação aos cuidados específicos para cada espécie, garantindo mais qualidade de vida para estes animais, além de saúde e prevenção de doenças.

Nefrologia


É uma área da especialização que tem como objetivo diagnosticar e tratar doenças nos rins e no sistema urinário, onde a doença pode ser primária (sendo os órgãos do sistema urinário o alvo da patologia) ou secundário (onde outras doenças sistêmicas afetam secundariamente o sistema urinário, como por exemplo: piometras, endocardites bacterianas, patologias da próstata, erliquiose, peritonites, pancreatites, neoplasias, dentre outras).

Os sintomas incluem emagrecimento, aumento ou diminuição da ingestão de água, aumento ou diminuição da micção, alteração da coloração da urina (variando desde muito clara a negra) dentre outros. Todas essas variações de sinais e/ou sintomas, torna o especialista em nefrologia um profissional imprescindível para o melhor diagnóstico e tratamento.

A prevenção é de elevada importância. Após os 6 anos de idade todos os animais devem fazer exames regulares para detecção de doenças renais precoces, aumentando assim a sua sobrevida.

Acupuntura


A acupuntura é o principal método terapêutico utilizado na Medicina Tradicional Chinesa em seres humanos e em animais há pelo menos 5 mil anos com sucesso. Esta terapia pode ser tanto preventiva quanto curativa, e a primeira mudança a ser notada é o ânimo o que acelera ainda mais o processo de cura. A técnica consiste na inserção de finíssimas agulhas em pontos estratégicos (dos meridianos) na pele e músculos causando estímulos no corpo do animal os quais levarão a uma resposta do organismo, respostas estas que ocasionarão cura ou controle de doenças determinando um quadro de bem estar físico e psíquico-emocional através do equilíbrio da energia vital. Como qualquer outra terapia não pode reverter danos teciduais já estabelecidos sendo, portanto, indicada para alívio de dores e auxiliando na estabilização de doenças funcionais e reversíveis, disfunções neuromusculares, paralisias, osteoartrites, doenças tóraco-lombares e cervicais (hérnia de disco, espondilose- “Bico de papagaio”), sequelas de cinomose, displasia coxo-femural, injúrias da medula (paresia e parestesias), desordens neurológicas, diabetes, epilepsia, distúrbios hormonais e respiratórios, entre outros. No caso de tumores irreversíveis a acupuntura vem sendo indicada para aumento da qualidade de vida e bem estar animal. Além das agulhas podem ser utilizados outros recursos como Moxabustão, Eletroacupuntura, Tui na (massagem oriental), Farmacopuntura e Fitoterapia Chinesa.

Nosso setor de acupuntura veterinária oferece uma profissional qualificada na área de Medicina Veterinária Tradicional Chinesa com a devida qualidade e confiabilidade que o seu animal tanto merece.

Nutrição


“Na natureza se cria, nada se perde, tudo se transforma” Antoine Lavoisier (Pai da Nutrição -1743 a 1794 d.C.)

Desde o início dos tempos, a alimentação é um fator primordial na promoção da saúde e é impossível ter qualidade de vida sem uma dieta equilibrada. A ciência da nutrição evoluiu muito com o passar dos tempos vindo desde a era naturalística, onde alimentos/ervas tinham “poderes mágicos” (400 a.C. a 1750 d.C.), passando por uma revolução na era da bioquímica com a descoberta da respiração celular, processos oxidatívos e calorimétricos, com base na utilização da energia vinda dos alimentos, até os dias de atuais, a era biológica, que avalia as interações dos nutrientes no tratamento de determinadas doenças e com a prevenção de diversas outras.

"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio" Hipócrates 460 a 377 a.C.

Neurologia


Compostos por tecidos delicados e responsável pela coordenação dos músculos, movimentação dos órgãos e geração de estímulos corporais diversos, o sistema nervoso dos animais pode sofrer lesões e causar sintomas dos mais diversos quando afetados. A neurologia é sempre um grande desafio na medicina veterinária. São patologias que acometem todo o sistema nervoso (cérebro, cerebelo, tronco encefálico, medula espinhal, nervos periféricos e junções neuro musculares), como por exemplo: hérnias de disco, neoplasias, meningites, convulsões, AVC, encefalites, hidrocefalias, traumas, etc. A rapidez na diagnóstico e tratamento, muitas vezes, podem evitar sequelas. Embora os delicados tecidos do sistema nervoso sejam dificilmente regenerados, muitas vezes o especialista em neurologiapode realizar o diagnóstico e os procedimentos que geram alguma chance de recuperação dos compostos dessa área tão complexa, promovendo bem estar e qualidade de vida para os animais.